Revitalização do edifício sede da Folha de S.Paulo
São Paulo - SP, 2007 - 2009
Quarto pavimento
Quinto pavimento
Corte longitudinal
Corte transversal
Memorial
Quando fomos chamados para reformar o interior do Grupo Folha, que ocupa um conjunto de prédios no centro de São Paulo pensamos que a integração dos ambientes deveria ser a estratégia da intervenção.
A reforma iniciou com a unificação das redações dos jornais Folha de São Paulo e Agora São Paulo, que estavam distribuídas por diversos andares do prédio. Com o intuito de maximizar a integração buscamos uma unidade plástica, espacial e de fluxo: uma unidade funcional.
As redações foram relocadas entre o 4º e 5º pavimentos do edifício central, onde conseguimos remover um trecho da laje promovendo a unidade espacial. Duas escadas extras potencializam esta comunicação. Ainda pensando na fluidez dos espaços, posicionamos as salas de reuniões de vidro nas laterais e mesas de trabalho ao longo de toda área central, paredes foram removidas tornando o espaço mais panorâmico possível.
Foram criados também, dois espaços de convivência nas redações, uma sala de estar no 5º pavimento e uma área de café e pequenas reuniões no 4º pavimento; reforçando a estratégia adotada para toda a intervenção.
No 5º andar a substituição da cobertura permitiu o aproveitamento de luz natural na área de trabalho.
Os novos elementos introduzidos no edifício identificam-se facilmente por serem leves, como estruturas de aço e painéis de policarbonato.
Ficha Técnica
Projeto
Revitalização do edifício sede da Folha de S.Paulo
Local
São Paulo – SP
Ano do projeto
2007-2008
Ano de conclusão
2009
Área construída
4540 m2
Equipe
Andrade Morettin Arquitetos
Marcio Tanaka e Marina Mermelstein
Publicações
- Arquitetura & Urbanismo 207, São Paulo, Brasil, Editora Pini, 2011